Atualmente, a afiliação é uma das atividades mais rentáveis e populares do mundo. Entretanto, ainda existe muita confusão sobre como ela funciona e os seus benefícios. Resumindo, a atividade traz para o processo de consumo um personagem que fala a mesma língua do cliente. Nesse sentido, o Afiliado se torna uma figura que aproxima o prestador de serviço de seu consumidor, diminui etapas e potencializa conversões. Veja nesse artigo um pouco mais sobre a mecânica da afiliação!
Primeiramente, vale ressaltar que a Afiliação estabelece uma relação de ganha-ganha entre todas as partes. Desse modo, a empresa divulga seu produto, o cliente tem uma avaliação interpessoal do que vai consumir e o afiliado recebe por seus resultados.
Todavia, é importante entender a definição conceitual de afiliação. Nesse sentido, a atividade é uma estratégia de marketing baseada em desempenho. Todavia, ela não está baseada em uma simples ideia de venda direta entre prestador de serviço e consumidor.
Sendo assim, nesse meio campo entra a figura do Afiliado como responsável pela promoção da marca para geração de tráfego. Então, a relação passa a ter um elo de comunicação buscando público ainda maior e específico para transmitir de forma pessoal os benefícios do serviço.
Em síntese, a maior diferença da promoção via afiliado para uma campanha de publicidade formal é quem fala com o cliente. Por exemplo, em um comercial de TV a marca fala diretamente com o consumidor. Por outro lado, a divulgação feita pela afiliado aproveita meios pessoais do divulgador como redes sociais, blog, site, entre outros. Assim, a comunicação acontece de forma mais efetiva.
Como resultado, o consumidor final tem uma visão pessoal de alguém que já conhece o produto e pode o fazer se sentir mais seguro para adquiri-lo. Dessa forma, geramos conversões de venda pela conquista de novos clientes.
Vantagens e oportunidades de ser um Afiliado
Agora que entendemos os principais objetivos da afiliação, vamos mergulhar nas vantagens que ela oferece ao seu maior personagem: o Afiliado. Nesse sentido, ressaltamos que o leque de benefícios para quem se torna um afiliado é tão grande quanto o das marcas.
Primeiramente, essa é uma oportunidade de atuar em uma atividade fora do conceito convencional de trabalho. Ou seja, você pode trabalhar para você mesmo sem obrigações de horários, metas e modelos de produção, encargos, entre outros.
Além disso, o mercado de afiliação atua de maneira global se encaixando em diferentes ramos de serviço. Por exemplo, você pode começar como parceiro de uma marca de roupas; porém, é possível que não se adapte aos produtos e não tenha resultados. Nesse caso, pode migrar para outra área na qual tenha mais afinidade, conhecimento e compatibilidade com o público-alvo.
Por fim, a variedade de modelos de remuneração é um dos maiores pontos positivos da atividade. Afinal, o afiliado pode ganhar com comissões fixas, porcentagens do que for investido pelo consumidor, misturar esses modelos e até criar um sistema personalizado segundo suas perspectivas financeiras.